Nesta terça-feira (10) será realizada a terceira audiência pública para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). O evento acontecerá das 9h às 11h, no auditório do Creas-ES – Rua Norma Pacheco Carreira, nº 90, bairro Amarelo.
A ação faz parte do processo de consulta popular para discutir as alterações específicas no plano, conforme determina o Decreto publicado no Diário Oficial do Município, em 21 de maio de 2025. Para isso, serão realizadas audiências públicas, reuniões temáticas, workshops, fóruns e encontros comunitários, tanto na sede quanto nos distritos do município.
Todos podem participar desses momentos, cujo objetivo é garantir que a população tenha voz ativa na construção das mudanças propostas para o PDM, que é um instrumento fundamental para a política de desenvolvimento e expansão urbana da cidade.
De acordo com o decreto, serão utilizadas as estruturas públicas disponíveis e mobilizados os servidores necessários para assegurar a plena efetividade da participação popular. O processo respeitará os princípios da ampla publicidade, transparência e manifestação irrestrita, promovendo uma construção coletiva e democrática.
Sobre o Plano Diretor Municipal
O PDM estabelece diretrizes para o ordenamento territorial, definindo parâmetros para o uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação, meio ambiente, entre outros aspectos essenciais para o desenvolvimento.
Em Cachoeiro de Itapemirim, ele foi instituído pela Lei Municipal nº 7.915/2021.
Para mais informações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) está à disposição pelos canais oficiais da prefeitura.

![[R$ 85 milhões] Secretaria de Obras apresenta investimentos com recursos de operação de crédito, em Cachoeiro-ES](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2022/11/contencao-com-geocomposto-no-bairro-Amarelo-cachoeiro.jpg)




![[Operação Natal] Polícia Militar anuncia reforço do policiamento ostensivo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Operacao-Natal-reforco-policiamento-policia-militar-350x250.jpg)

![[Muniz Freire] Sata Casa recebe repasse municipal de R$ 806 mil referente ao mês de março](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Santa-casa-de-Muniz-Freire-350x250.jpg)

![[Anchieta] Km 369,130 da BR-101 será totalmente interditado para detonação de rochas nesta quinta-feira (16)](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/anchieta-ecovias-capixaba-350x250.jpg)
![[ALES] Colegiado vai debater segurança em Guaçuí-ES](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/04/guacui23--350x250.jpg)





