Uma ação conjunta entre as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Justiça (Sejus) será realizada nesta segunda-feira (23), das 8h às 16h, no Complexo Penitenciário Eduardo Pereira da Silva, em Xuri, Vila Velha. A iniciativa prevê a castração e vacinação de cães e gatos que vivem no local, sem abertura ao público externo.
A atividade integra um conjunto de políticas de responsabilidade socioambiental do Governo do Estado, com foco na promoção da saúde animal e no controle populacional ético dentro de espaços institucionais.
De acordo com o secretário de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, iniciativas como essa demonstram a importância de políticas públicas integradas. “É fundamental promover ações que conectem diferentes áreas, como justiça, meio ambiente e bem-estar animal, garantindo cuidado e responsabilidade em todas as esferas do Estado”, disse.
“O Complexo Penitenciário Eduardo Pereira da Silva, no Xuri, tem áreas abertas, o que naturalmente facilita a entrada de animais como cães e gatos nos espaços externos das unidades prisionais. Muitos desses animais foram abandonados e acabam permanecendo nesses locais, onde servidores, de forma voluntária, cuidam, alimentam e até buscam adoção. Ainda assim, sabemos que essas iniciativas, embora importantes, não são suficientes para garantir o cuidado adequado que esses animais precisam”, destacou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
“Por isso, ações como a castração e vacinação são fundamentais, pois promovem saúde animal e controle populacional de forma responsável. Além disso, estamos avançando em parcerias importantes, como a que firmamos com o município de Viana para a construção de um canil e gatil na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, uma parceria que reforça o compromisso do Estado com a responsabilidade socioambiental”, garantiu Rafael Pacheco.
O subsecretário de Bem-Estar Animal, Victor Ricciardi, ressaltou o caráter colaborativo da ação. Segundo ele, o trabalho conjunto entre as equipes reforça o compromisso com a proteção animal e valoriza o papel dos agentes envolvidos no cotidiano das unidades.
“A iniciativa também evidencia uma abordagem mais humanizada dentro do sistema prisional, reconhecendo a presença dos animais como parte do ambiente e promovendo cuidados adequados à sua saúde e bem-estar”, destacou Ricciardi.







![[Vitória] Biblioteca Municipal celebra o mês do livro a partir desta terça (14)](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/sdgsdg-350x250.jpg)
![[Cariacica] Primeira cirurgia cardíaca robótica do ES marca nova era no tratamento de doenças do coração](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Cariacica-Hospital-Meridional-cirurgia-cardiaca-robotica-350x250.jpg)
![[Vila Velha] Festa da Penha deve reunir 2,7 milhões de fiéis até segunda-feira (13). Veja a programação!](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/56001_06042026_900x500-350x250.jpg)
![[Show do Guns N’ Roses] Veja como chegar ao estádio e o que vai poder levar](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Guns_n´Roses_Palacio_de_los_Deportes_30-11-2016_31592626632-350x250.jpg)





