O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, fez visitas técnicas a unidades de saúde em Linhares, Norte do Estado. As agendas contaram com a participação do Dr. Angelo Guarçoni Netto, neurocirurgião do Hospital Rio Doce, de Linhares, e referência em sua área.
Dr. Bruno Resende esteve no Hospital Geral de Linhares, no Hospital Rio Doce e também na Superintendência Regional de Educação.
O deputado reconhece avanços no atendimento de pacientes com AVC, mas os trabalhos da Comissão de Saúde, que há mais de um ano vem estudando o assunto, mostram a necessidade de melhorias, principalmente na região Norte do Estado, que até esse momento, não tem definida na região a linha de cuidado desse atendimento.
A doença, além de ser uma das que mais mata no mundo, é uma patologia chamada de “tempo-dependente”, explica o Dr. Bruno, ou seja, se não for devidamente tratada em poucas horas, o desfecho na maiorias das vezes é a sequela permanente ou morte.
Segundo o deputado, é imprescindível e urgente implementação de uma Unidade de AVC na região norte e a telemedicina, para garantir a capilaridade da assistência na fase aguda. O objetivo é, além de salvar vidas, levar dignidade àqueles que necessitam de reabilitação.
“Precisamos dar prioridade a esse avanço. Nossos estudos mostram que o Hospital mais preparado para receber esse serviço é o Hospital Rio Doce em Linhares, que, além de já ter equipe médica, dispõe de capacidade estrutural e tecnológica para absorver essa importante demanda”, explica Dr. Bruno Resende.
Atualmente o Estado dispõe de apenas duas unidades de AVC para atendimento SUS no Espírito Santo, sendo uma em Vitória, no Hospital Central, e outra em Cachoeiro de Itapemirim, no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.
O neurocirurgião Angelo Guarçoni Netto avalia que o Hospital Rio Doce tem vocação para a alta complexidade, incluindo, num primeiro momento, a trombólise venosa e, posteriormente, a trombectomia mecânica. Ambos os procedimentos são usados no tratamento do problema em fase aguda.
“Temos conversado com o secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte, e temos avançado no planejamento para melhorar o atendimento de AVC em Linhares. Creio que em breve teremos novidades”, afirma Dr. Bruno Resende.
AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é causado pelo entupimento ou rompimento de vasos do cérebro. O problema representa 10% das causas de mortes no Brasil, somando pelo menos 40 mil por ano na rede SUS.