Terceira edição da competição de esportes de aventura reuniu 23 atletas, que percorreram 150 quilômetros em linha reta na terra e no ar, em cinco dias de muita adrenalina e superação
A terceira edição da “Transcapixaba H&F – A travessia do Espírito Santo” terminou neste domingo, no distrito de Ponte do Itapaboana, em Mimoso do Sul, trazendo um saldo positivo para atletas e organizadores. Ao todo, 23 competidores cruzaram o pórtico de chegada, cumprindo um percurso de 150 milhas em linha reta, pela terra e pelo ar, em cinco dias de muita adrenalina e superação em torno das belezas naturais das montanhas do sul do Estado.
Entre os concorrentes havia esportistas de diversos estados do Brasil – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia – e de outros países como Áustria, Suíça, África do Sul e Argentina.
Uma das principais tendências do montanhismo atual, o Hike and Fly consiste em caminhar com um equipamento leve e compacto até um ponto da montanha e dali decolar com o parapente. A classificação é dada por ordem de chegada do piloto, e a equipe vencedora é aquela que completa o percurso mais rapidamente.
Durante o trajeto, que foi feito voando ou andando, os atletas passaram por pontos obrigatórios em Pedra Azul, Parque Estadual do Forno Grande (Castelo), Fazenda da Mata/Alto Planalto (Alegre), Pontões e São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. Acompanhados por uma equipe de apoiadores – assistentes que cuidam de todos os detalhes para que os competidores realizem a prova –, eles tiveram a oportunidade de apreciar paisagens incríveis que representam cartões-postais das montanhas capixabas.
Premiação
O evento contemplou os cinco primeiros apresentados com prêmios em dinheiro, troféus e brindes dos patrocinadores. O primeiro lugar foi para John Boettcher (MG), que completou a prova em apenas dois dias. Em segundo lugar ficou o sul-africano Ben Hodson; em terceiro, Kaynã Moreira (MG); em quarto, Raphael Laghi (SP); e em quinto lugar, Rafael Saladini (RJ). Todos os atletas e equipes receberam medalha de participação e camisa da Peak&Co.
Para John Boettcher, a vitória na Transcaixaba Hike and Fly teve um sabor especial. O atleta viu a competição nascer em 2022 e participou das duas primeiras edições com resultados expressivos. Dessa vez, vai voltar para casa com o título na bagagem e muitas experiências para compartilhar.
“Fiquei muito feliz por ter ganho esta edição da Transcapitaba, principalmente porque fiz parte do projeto de 2022 com a primeira expedição de travessia de Hike and Fly no estado do Espírito Santo. Participei das duas edições anteriores e agora fui o vencedor. O mais importante é fazer parte desse projeto com os organizadores porque a história é muito legal e estou muito feliz. Me preparei com treinamentos intensivos para esta terceira edição”, celebra John.
Apoiadores
Idealizada pelos esportistas Lucas Porto e Micheli Sossai Spadeto, a 3ª Transcapixaba H&F conto com a chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e da Federação de Aerodesporto Internacional (FAI), e o patrocínio do Sebrae-ES e da Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL), por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport-ES), além da Liquidz, Ranking Frotas, Jomi Houses e Peak&Co. Entre os apoiadores do evento estão a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Prefeitura Municipal de Alegre, Montanhas Capixabas, Fazenda Tabatinga e Haras ED.
Para a organizadora Micheli Sossai, a terceira edição da “Transcaixaba H&F” foi surpreendente. “Além do número recorde de atletas, o que mais a atenção foi o nível técnico elevado dos competidores. Os três primeiros concluíram o percurso com dois dias e os demais foram concluindo posteriormente, mas todos revelaram estar muito bem preparados para a travessia”, comenta Micheli, lembrando que o evento terminou sem nenhum incidente, o que reflete a atenção dos organizadores às regras de segurança.
Animados com os resultados realizados, Lucas Porto e Micheli Sossai já trabalham na próxima edição da “Transcapixaba H&F”: intitulada “Full Edition”, terá 10 dias de prova e aproximadamente 650km de percurso, com realização prevista para o período de 15 a 26 de julho de 2026.
Turismo
A cada edição a competição amplia sua projeção nacional e internacional, colocando o Espírito Santo como destino dos adeptos de montanhismo e esportes de aventura. Juntamente com o esporte, o evento promove o turismo e a economia local.
Com foco na transformação de territórios por meio de suas vocações, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) acredita que a “Transcapixaba H&F” é uma importante ferramenta de promoção do turismo de experiência, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico capixaba.
“É muito gratificante ver o Sebrae participando desse evento, que não é apenas uma prova esportiva, mas uma oportunidade de promover o turismo sustentável, estimular pequenos negócios e valorizar nossa cultura e nosso território. O impacto econômico é direto para pousadas, restaurantes, produtores rurais, empreendimentos de agroturismo e outros serviços, fortalecendo ainda mais a economia dos municípios envolvidos”, destaca Patrícia Cangussu, gerente da Regional Serrana do Sebrae/ES.
- PREMIAÇÃO DA 3ª TRANSCAPIXABA HIKE AND FLY – A TRAVESSIA DO ESPÍRITO SANTO:
1° – John Boettcher (MG)
2° – Ben Hodson (África do Sul)
3° – Kaynã Moreira (MG)
4° – Raphael Laghi (São Bento do Sapucaí – SP)
5° – Rafael Saladini (RJ)
Data: de 15 a 20 de julho
Percurso: Durante o percurso, os atletas passaram pelos seguintes Turnpoints , ou pontos obrigatórios:
Largada: SEBRAE Venda Nova do Imigrante – 735m.
TP1 Rampa do Filete – Venda Nova do Imigrante – Placa de sinalização – 1140m.
TP2 Pedra Azul – Raio de 2km – 1822m.
TP3 Forno Grande – Placa de Sinalização – 1494m.
TP4 Fazenda da Mata/Alto Planalto – Placa de sinalização – 840m.
TP5 Alegre – Raio 3km – 250m.
TP6 Pontões – Raio 2,5km – 1185m.
TP7 São Pedro do Itabapoana – Placa de sinalização – 430m.
Chegada: Ponte do Itabapoana – 55m.
Realização: Lucas Porto e Micheli Sossai
Patrocínio: Federação Capixaba de Voo Livre (FCVL) , através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport-ES) do governo do Estado; Sebrae-ES, Liquidz, Ranking Frotas, Jomi Houses e Peak&Co.
Apoio: Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Prefeitura Municipal de Alegre, Montanhas Capixabas, Fazenda Tabatinga e Haras ED, Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL)
- SIGA NAS REDES:
Instagram:
Caminhada e Voo Transcapixaba: @transcapixabahikeandfly
Confederação Brasileira de Voo Livre: @cbvl
Federação Capixaba de Voo Livre: @fcvl
Caminhada e Voo ES: @ hikeandfly.es
Hike and Fly Brasil: @hike.and.fly
Micheli Sossai: @michelisossai
Lucas Porto: @ultraporto
Site:
Confederação Brasileira de Voo Livre: https://www.cbvl.esp.br/
Federação Capixaba de Voo Livre: https://www.fcvles.com.br/
Hike and Fly Brasil: www.hikeandfly.com.br
Transcapixaba Hike and Fly: www.transcapixabahikeandfly.com.br

![[Cachoeiro] Gerente de concessionária é conduzido para prestar esclarecimentos sobre vazamento de esgoto](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/6cab36a4-8f1b-4e46-8270-fe59e1718c91-350x250.jpeg)
![[Cachoeiro] Ferraço inaugura Posto 24 Horas da Guarda Municipal no “Bolo de Noiva”](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/8b143a15-bfd7-4cf8-ba9c-477ce86af221-350x250.jpg)
![[Cachoeiro] “Leitura em Movimento” celebra o Dia Nacional do Livro no centro da cidade](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/img-20251029-wa0053-1-920x530-1-350x250.jpg)



