O gerente de operacional da BRK em Cachoeiro de Itapemirim, Cláudio Sobrinho, foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar Ambiental (PMA), no início da noite desta quarta-feira (29), para prestar esclarecimentos após flagrante de descarte de esgoto no rio Itapemirim. Após ser ouvido, Cláudio foi liberado.
O gerente, ao ser abordado pela PMA, se encontrava no local do vazamento, onde a concessionária realizava serviços de reparo e modernização no sistema que conduz o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE).

O diretor presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), Vilson Carlos Gomes Coelho, esteve na delegacia como testemunha do flagrante.
O motivo da condução, conforme apurou a reportagem, teria sido devido às bombas de sucção da concessionária não estarem funcionando de forma integrada. Com o vazamento, o esgoto coletado dos bairros Arariguaba e União estão sendo lançados no rio Itapemirim.
Em notas enviadas ao Portal de Notícias 24 Horas tanto a BRK quanto a Agersa se manifestaram sobre o incidente. Segue o que disseram:
Nota Oficial da BRK Ambiental
A BRK informa que o incidente ocorreu durante as obras de manutenção e modernização do sistema de esgoto, que estão em andamento em Cachoeiro de Itapemirim.
O funcionário prestou esclarecimentos e, após ser ouvido, foi liberado, uma vez que foi reconhecido que se tratava de um incidente decorrente da atividade de manutenção.
A empresa reforça que mantém todos os seus procedimentos operacionais em conformidade com as normas ambientais e de segurança vigentes.
Nota Oficial da Agersa
NOTA OFICIAL — AGERSA
Cachoeiro de Itapemirim, 29 de outubro de 2025
A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) informa que está acompanhando de perto as apurações relacionadas ao novo flagrante de despejo de esgoto sem tratamento no Rio Itapemirim, ocorrido nesta quarta-feira (29).
O diretor-presidente da Agersa, Vilson Carlos Gomes, encontra-se na Delegacia de Polícia Civil como testemunha do caso, prestando todas as informações necessárias às autoridades competentes.
Diante da gravidade da ocorrência e da reincidência de práticas irregulares por parte da concessionária BRK Ambiental, a Agersa informa que novas medidas administrativas e autuações serão adotadas, conforme previsto em contrato e na legislação ambiental vigente.
A Agersa reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente, a segurança sanitária da população e a fiscalização rigorosa dos serviços públicos delegados no município de Cachoeiro de Itapemirim.
Matéria atualizada às 8h38 de 30/10/2025

![[Cachoeiro] Gerente de concessionária é conduzido para prestar esclarecimentos sobre vazamento de esgoto](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/10/6cab36a4-8f1b-4e46-8270-fe59e1718c91-750x425.jpeg)




![[Parte 3] Porto Grande: fé e arte da simplicidade em harmonia com a natureza](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/sss-350x250.jpg)
![[Alegre] Governador autoriza reforma do Teatro Municipal e modernização de patrimônio cultural](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Image-2026-04-19-at-12.16.17-350x250.jpg)
![[Itapemirim] Prefeitura inicia programa Reforma que Transforma](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Itapemirim-Reforma-que-Transforma-350x250.jpg)


![[Castelo] Santuário de Aracuí guarda memória de fé de Roberto Carlos](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/38d84bf0-a11f-4839-964f-5710a515ba06-350x250.jpeg)





