Os pré-candidatos a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Diego Libardi (Republicanos), Dr Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Podemos) selaram um acordo para o pleito municipal de 2024. O combinado é de que aquele que estiver melhor posicionado ao se aproximar o período eleitoral, quando acontecem as convênções partidárias para definição das chapas, seja o candidato do grupo.
A informação foi passada à reportagem por uma fonte próxima a um dos pré-candidatos e confirmada pelo próprio em evento ocorrido em município vizinho a Cachoeiro. O que ainda falta definir com mais exatidão são os critérios para a escolha do candidato, sendo que o mais provável é de que seja feita uma pesquisa de campo.
“O processo também passa pelas propostas para Cachoeiro, ou seja, pelo programa de governo”, disse o pré-candidato consultado pelo PORTAL. Segundo ele, o candidato que se viabilizar melhor na pesquisa terá que incluir no seu programa as propostas dos demais que desistirem da disputa para apoiá-lo.
O que não foi dito pelo pré-candidato, mas que é bastante plausível, diz respeito a uma abrangência do acordo pra lá de 2024. Nesse caso, o candidato escolhido, se eleito, teria o compromisso de apoiar os demais em eleições futuras, seja para a Assembléia Legislativa ou para a Câmara dos Deputados.
As discussões a respeito do acordão estão acontecendo na capital do estado, onde os três estão trabalhando atualmente. Diego Libardi é secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Vitória, enquanto Allan e Doutor Bruno são deputados estaduais.
Podemos
O acordo entre os três pré-candidatos suscitou algumas dúvidas em relação às demais pré-candidaturas avulsas do Podemos. O que se sabe até agora é que, apesar de o partido ter outros pretendentes à disputa em Cachoeiro, o deputado Allan Ferreira foi indicado pelo próprio presidente estadual da legenda, o deputado federal Gilson Daniel, como o candidato em Cachoeiro.
A mesma fonte, entretanto, reafirmou que, caso algum outro membro do partido se viabilize junto à população, o partido pretende respeitar a candidatura. Nesse caso, presume-se que os também pré-candidatos Brás Zagotto e Márcia Bezerra teriam os nomes incluídos na consulta popular.