Manifestação de música, cultura e gastronomia no litoral sul do estado deve ganhar reconhecimento estadual. O Festival Forró Bobó, realizado em Iriri, balneário de Anchieta (ES), pode ser declarado patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 442/2024, do deputado Coronel Weliton (PRD).
O Festival Forró Bobó é considerado um símbolo de Iriri e teve a sua 16ª edição realizada em julho deste ano. É uma celebração à culinária e à cultura local. A oferta de bobó é grande: além da iguaria tradicional feita com aipim, há também as produzidas com fruta-pão, banana da terra, abóbora, inhame e outras raízes. Para quem é alérgico ou simplesmente não gosta de camarão, também são oferecidas versões do bobó com frango.
Além da variedade no preparo e oferta de pratos de bobó, o evento conta com muita música, como o clássico forró pé de serra. Apresentações musicais e aulas-show e diversos produtos artesanais são atrativos do festival para a população local e os turistas.
Na justificativa do projeto, o deputado ressalta que o evento é uma forma de estimular os pequenos negócios locais, já que contribui para que “pequenos empreendedores possam vender e divulgar seus produtos, fomentando, não apenas a cultural local, mas também a geração de emprego e renda.”
A proposta foi lida na última segunda-feira (6), com despacho para tramitar nas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
Acompanhe a tramitação do PL 442/2022.
[Denúncia] Procon autua posto de combustíveis por irregularidade em bomba durante fiscalização em Cachoeiro
Uma ação de fiscalização do Procon de Cachoeiro de Itapemirim identificou irregularidades em um posto de combustíveis localizado no bairro...





![[Denúncia] Procon autua posto de combustíveis por irregularidade em bomba durante fiscalização em Cachoeiro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/fdhdf-350x250.jpg)

![[Corrida de São Pedro] Secretaria de Esportes realiza treinão preparatório em Cachoeiro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Cachoeiro-Corrida-de-Sao-Pedro-350x250.jpg)
![[Parte 3] Porto Grande: fé e arte da simplicidade em harmonia com a natureza](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/sss-350x250.jpg)
![[Alegre] Governador autoriza reforma do Teatro Municipal e modernização de patrimônio cultural](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Image-2026-04-19-at-12.16.17-350x250.jpg)





