terça-feira, 21 abril, 2026
Portal de Notícias 24 Horas
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL
No Result
View All Result
No Result
View All Result

[Bienal Rubem Braga] Capixabas que se destacam na cena literária infantojuvenil estarão no evento

Basílio Machado by Basílio Machado
19 de maio de 2022
[Bienal Rubem Braga] Capixabas que se destacam na cena literária infantojuvenil estarão no evento

Crédito Ascom /

C O M P A R T I L H E

Durante as mesas de debate on-line da 8ª Bienal Rubem Braga, que será realizada pela Prefeitura de Cachoeiro-ES, entre os dias 23 e 29 de maio, a literatura infantojuvenil terá destaque com duas grandes autoras capixabas.

Na quinta-feira (26), quarto dia do evento, a autora Isa Colli participará, às 9h e 14h, da mesa com o tema “Literatura de romance e a expectativa de viver outra vida”, dialogando e trocando experiências com o público sobre o seu processo de escrita. 

A conversa com a escritora poderá ser acompanhada por meio do canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Youtube (Semcult Cachoeiro).

“O público terá a oportunidade de saber como se escreve um romance; como é o processo de criação dos personagens e como envolver os leitores em uma trama que prenda a atenção do início ao fim. Quem gosta desse tipo de literatura não pode perder essa conversa”, comenta a escritora que, atualmente, reside em Bruxelas, capital da Bélgica e é integrante da Academia Internacional de Literatura Brasileira.

Com 43 títulos infantojuvenis publicados, um romance e um livro de poesia, Isa Colli tem sua própria editora e ajuda a criar oportunidades para outros escritores. Além disso, possui uma vasta experiência em eventos internacionais, como as feiras de Bolonha (Itália), Lisboa (Portugal) e Frankfurt (Alemanha).

“Eu sempre procuro ensinar alguma lição que a criança possa levar para toda vida. Vou dar um exemplo: tenho um livro chamado “Luke, o macaco atleta”, que alerta para os riscos da obesidade infantil de maneira lúdica. Essa obra tem influenciado, de maneira positiva, as crianças, que passam a se inspirar no protagonista Luke”, destaca a autora que, por essa obra, recebeu reconhecimento internacional no 1° encontro Latino-americano do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, realizado em 2019.

Nascida em Presidente Kennedy, Colli viveu em Cachoeiro de Itapemirim, durante a década de 80, e diz admirar as crônicas de um dos filhos mais ilustres do município: Rubem Braga. “Gosto muito das crônicas dele. Ele aborda o cotidiano como ninguém, com simplicidade e ironia. É um gênio da literatura”, afirma.

No dia 27 de maio, sexta-feira, será a vez da escritora Roberta Malta, conhecida por seu nome artístico Padmini, que participará da Bienal, às 9h e 14h, também em transmissão on-line.

Natural de Marataízes, hoje mora no Rio de Janeiro, e teve seu primeiro livro, “Fitá”, lançado em 2018. Desde então, publicou outras obras voltadas para o público infantil, como “Senhora incerteza” e “Sonhe-me”. 

“Ao me apaixonar pela literatura infantil, voltei meus olhos também para as crianças, comecei a conviver mais com elas e passei a estar atenta a essa infância imaterial, que pode habitar todos nós. Os livros para a infância podem encantar todas as faixas etárias”, comenta.

Malta é fundadora de uma biblioteca digital de livros para crianças, a Bamboleio, com foco na valorização da leitura na infância, por meio de conteúdos artísticos e relevantes. 

“A literatura tem potencial educativo, no sentido de que transforma e humaniza, mas ela não pode ser didática. Para formar leitores, é preciso correr o risco de não formá-los; confiar na liberdade, no gosto e no ritmo de cada um. Na escola, muitas vezes, pela necessidade de aprendizagem e de avaliação do conhecimento, a literatura anda lado a lado com deveres, prazos e disciplina”, explica.

Sobre sua relação com a obra de Rubem Braga, a autora se revela uma grande admiradora do cronista. “Rubem Braga é totalmente parte da minha formação leitora. Muito nova, eu li aquele clássico livro ‘200 crônicas escolhidas’ e me encantei com seu jeito leve, profundo, emotivo e divertido de ver a vida e contar sobre ela”, destaca.

Confira a programação completa do evento:

Além de Isa Colli e Roberta Malta, a edição 2022 da Bienal Rubem Braga contará com a participação de outros escritores brasileiros de renome, como Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), além de Carolina Munhóz, Claufe Rodrigues, Henrique Rodrigues e Micheliny Verunschk. 

Auditório Marco Antônio de Carvalho (apenas transmissão on-line):

Terça-feira (24 de maio):

• 19h – Sessão Solene de Abertura.

Terça-feira (24 de maio)

• 20h – Conferência de Abertura: “Literatura e as narrativas de vida: governança ambiental e sustentabilidade para um futuro inteligente”. Palestrante: Antonio Torres – ABL – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.

Quarta-feira (25 de maio)

• 9h e 14h – Mesa: “Literatura fantástica x sobrevivência em um mundo real de violência ao próximo”. Palestrante:  Carolina Munhóz – Los Angeles. Mediação: Paula Garruth.

• 19h – Mesa: “O meio ambiente como fonte inspiradora nos gêneros literários”. Palestrante:  Micheliny Verunschk – Pernambuco. Mediação: Roberto de Oliveira.              

Quinta-feira (26 de maio)

• 9h e 14h – Mesa: “Literatura de romance e a expectativa de viver outra vida”. Palestrante: Isa Colli – Bélgica. Mediação: Paula Garruth.

• 19h – Mesa: “Gênero lírico: a poesia dos sentimentos que me faz viver a vida que não é minha”. Palestrante: Claufe Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Beatriz Fraga.

Sexta-feira (27 de maio)

• 9h e 14h – Mesa: “Literatura infantojuvenil e a contribuição do diálogo da superação”. Palestrante: Roberta Malta – Rio de Janeiro. Mediação: Paula Garruth.

• 19h – Mesa: “Crônica: a apreciação de um tempo reflexivo entre o cinza e o verde”. Palestrante: Henrique Rodrigues – Rio de Janeiro. Mediação: Poliana Bitencourt.

Sábado (28 de maio)

• 10h – Mesa de lançamentos de livros.

• 15h – Mesa: “Sessão solene da academia cachoeirense de letras”.

Domingo (29 de maio)

• 10h – Mesa de lançamento de livros.

• 14h – Mesa de lançamento de livros.

Arena Itinerante Zig Braga (para alunos da Educação Infantil, Pré-escola e Ensino Fundamental I)

Segunda-feira (23 de maio)

• EMEB. ”Anacleto Ramos” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. ”Anísio Vieira Ramos” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Dr Pedro Nolasco Teixeira Rezende” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Jácomo Silotti” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

Terça-feira (24 de maio)

• EMEB. “Monteiro Lobato” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB.”Oswaldo Machado” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Áurea Bispo Depes” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Prof. Pedro Estelita Herkenhoff” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

Quarta-feira (25 de maio)

• EMEB. ”Profª Gércia Ferreira Guimarães” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB.”São Francisco De Assis” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Olga Dias Da Costa Mendes” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Prof. Valdy Freitas” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

Quinta-feira (26 de maio)

• EMEB. “Rev. Jader Gomes Coelho” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Pe Gino Zatelli” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Zilma Coelho” – 10h e 16h –Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Rotary” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

Sexta-feira (27 de maio)

• EMEB. ”Maria das Dores Amaral” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Luiz Pinheiro” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Zeny Pires” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

• EMEB. “Galdino Theodoro Silva” – 10h e 16h – Contação de história e Cosplay.

Espaço Itinerante Menino e o Tuim:  

• Segunda-feira (23 de maio)

• Escola: EEEFM Professor Domingos Ubaldo – 08h – Oficina 1: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes.

• Escola: EEEFM Professor Domingos Ubaldo – 10h – Oficina 2: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira.

• Escola EEEFM Professora Inah Werneck – 13h – Oficina 3: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes.

• Escola EEEFM Professora Inah Werneck – 15h – Oficina 4: Pedras Encantadas com Anã Gabriela Ferreira.

Terça-feira (24 de maio)

• Escola: EEEFM Professor Claudionor Ribeiro – 08h – Oficina 5: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes.

• Escola: EEEFM Professor Claudionor Ribeiro – 10h – Oficina 6: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira.

• Escola: EEEF Santa Cecília – 13h – Oficina 7: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes Escola.

• Escola EEEF Santa Cecília – 15h – Oficina 8: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira. 

Quarta-feira (25 de maio)

• Escola: EEEFM Professor Quintiliano de Azevedo – 08h – Oficina 9: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes. 

• Escola: EEEFM Professor Quintiliano de Azevedo – 10h – Oficina 10: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira. 

• Escola: EEEFM Carolina Passos Gaigher – 13h – Oficina 11: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes. 

• Escola: EEEFM Carolina Passos Gaigher – 15h – Oficina 12: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira. 

Quinta-feira (26 de maio)

• Escola: CEEFMTI Liceu Muniz Freire – 08h – Oficina 13: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes. 

• Escola: CEEFMTI Liceu Muniz Freire – 10h – Oficina 14: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira. 

• Escola: EEEFM Zacheu Moreira da Fraga – 13h – Oficina 15: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes.

• Escola: EEEFM Zacheu Moreira da Fraga – 16h – Oficina 16: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira.  

Sexta-feira  (27 de maio)

• Escola: EEEF Professora Amélia Toledo – 07h30 – Oficinã 17: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes. 

• Escola: EEEF Professora Amélia Toledo – 10h – Oficinã 18: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira. 

• Escola Maple Bear – 13h – Oficina 19: Fazendo Arte com a Terra da Cidade com Gabriel Pontes.

• Escola: EEEFM Newtro Ferreira de Almeida – 16h – Oficina 20: Pedras Encantadas com Ana Gabriela Ferreira.

Casa dos Braga

Todos os dias 

• City Tour Afetivo de Rubem Braga – às 10h e 14h – Visitação em grupo: Casa dos Braga / Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva e Museu Ferroviário Domingos Lage.

Quarta-feira (25 de maio)

• 09h e 13h – Esquete Teatral “Konexão Rubem Braga” – Dona Música Produções Culturais e Comunicação / BRK Ambiental e City Tour Afetivo de Rubem Braga estudantil. 

Quinta-feira (26 de maio)

• 09h e 13h – Esquete Teatral “Konexão Rubem Braga” – Dona Música Produções Culturais e Comunicação / BRK Ambiental e City Tour Afetivo de Rubem Braga estudantil.

Sexta-feira (27 de maio)

• 09h e 13h – Esquete Teatral “Conexão Rubem Braga” – Dona Música Produções Culturais e Comunicação / BRK Ambiental e City Tour Afetivo de Rubem Braga estudantil.

Exposições Especiais 

• Casa dos Braga: “100 palavras Rubem e Newton”.

• Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva / Sala de Exposições Levino Fanzeres: “Rubem e suas memórias”.

• Museu Ferroviário Domingos Lage: “Acervo crônicas de uma ferrovia” e Feira de Artesanato Especial da Bienal Rubem Braga (09h às 17h).

Tags: BIENAL RUBEM BRAGAESPÍRITO SANTO

CONFIRA TAMBÉM • 24 HORAS

[Parte 3] Porto Grande: fé e arte da simplicidade em harmonia com a natureza

[Parte 3] Porto Grande: fé e arte da simplicidade em harmonia com a natureza

by Basílio Machado
21 de abril de 2026
0

Fechando uma trilogia necessária para quem deseja conhecer um pouco da alma de Porto Grande, bairro de Guarapari limítrofe ao...

[Alegre] Governador autoriza reforma do Teatro Municipal e modernização de patrimônio cultural

[Alegre] Governador autoriza reforma do Teatro Municipal e modernização de patrimônio cultural

by Redacao
20 de abril de 2026
0

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, e o prefeito de Alegre, Nemrod Emerick (Nirrô), assinaram, na tarde desse domingo (19),...

[Itapemirim] Prefeitura inicia programa Reforma que Transforma

[Itapemirim] Prefeitura inicia programa Reforma que Transforma

by Redação
20 de abril de 2026
0

A Prefeitura de Itapemirim (ES) deu início a um importante projeto social voltado à melhoria das condições de moradia da...

Em Cachoeiro, Roberto Carlos se emociona em homenagem ao pai, Robertino Braga

Em Cachoeiro, Roberto Carlos se emociona em homenagem ao pai, Robertino Braga

by Redacao
19 de abril de 2026
0

O cantor Roberto Carlos chegou por volta das 16h00 deste domingo (19) a Cachoeiro de Itapemirim, data em que celebra...

Marisqueiras de Marataízes e Cariacica trocam experiências

Marisqueiras de Marataízes e Cariacica trocam experiências

by Redacao
19 de abril de 2026
0

Um grupo de marisqueiras de Marataízes fez, na última sexta-feira (17), uma visita técnica às colegas de profissão de Cariacica,...

[Castelo] Santuário de Aracuí guarda memória de fé de Roberto Carlos

[Castelo] Santuário de Aracuí guarda memória de fé de Roberto Carlos

by Basílio Machado
19 de abril de 2026
0

Na semana em que Roberto Carlos completa 85 anos, uma memória preservada por quem viveu de perto a história do...

  • Termos e Condições de Uso
  • Privacidade
  • FALE CONOSCO

© 2014 - 2026 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS

No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • CIDADES
  • GRANDE VITÓRIA
  • LADO B DA NOTÍCIA
  • EMPREGO
  • EDITORIAS
    • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
      • COLUNISTA ARLINDO PINHEIRO
      • COLUNISTA BASÍLIO MACHADO
      • COLUNISTA CLAUDIA SABADINI
      • COLUNISTA DOM LUIZ FERNANDO LISBOA
      • COLUNISTA GILSON FERNANDES
      • COLUNISTA GUILHERME COELHO
      • COLUNISTA GUILHERME NASCIMENTO
      • COLUNISTA JOSÉ GERALDO
      • COLUNISTA MARCELO MELO
      • COLUNISTA MARCO AURÉLIO
      • COLUNISTA PADRE JOSÉ CARLOS
      • COLUNISTA RICARDO MIGNONE
      • COLUNISTA SOLIMAR SECCHIN
      • COLUNISTA WAGNER MEDEIROS
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SAÚDE
    • CULTURA
    • ESPECIAL
    • ESPORTE
    • POD.DOUTOR
    • RELIGIÃO
    • INSTITUCIONAL
    • VEÍCULOS
    • EDUCAÇÃO
    • ECONOMIA
    • AGRICULTURA
    • ESPÍRITO SANTO
    • BRASIL e MUNDO
    • ROCHAS ORNAMENTAIS
  • EDIÇÃO DIGITAL
  • PUBLICIDADE LEGAL

© 2014 - 2026 |  PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS

PN24horas
x