A Prefeitura de Cachoeiro, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), iniciará neste mês a instalação de biodigestores em comunidades rurais do município. A ação para ampliar o saneamento no campo será apresentada ao público na Exposul Rural 2022, que começa na quinta-feira (4), no Parque de Exposição, no bairro Aeroporto.
Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas. Explicações sobre o funcionamento desses equipamentos e benefícios gerados por eles estarão disponíveis no estande da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no evento.
As primeiras comunidades rurais a serem contempladas com a instalação dos biodigestores serão Mangueira e Banca de Areia, no distrito de Pacotuba. Cada uma receberá 50 unidades. O equipamento tem capacidade para coletar e tratar até 500 litros de esgoto doméstico por dia.
De acordo com a Semag, há previsão para instalação de outros 200 biodigestores a serem entregues pela Agerh, totalizando 300 unidades. Serão contempladas as localidades de Bom Destino, Capoeirão, Andorinha e Capoeirinha, também em Pacotuba.
A iniciativa faz parte do Programa de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), do Governo do Estado, que também cedeu ao município de Cachoeiro maquinário – escavadeira hidráulica, retroescavadeira e pá carregadeira – para realização de serviços em favor da conservação de água e solo, como abertura de bacias de infiltração (barraginhas), caixas secas, terraços de nível (“cochinhos”) e cordões de infiltração.
Os investimentos estaduais e municipais no programa devem chegar a R$ 2,3 milhões.
“Com essa parceria com o governo estadual, garantiremos acesso a saneamento a dezenas de famílias rurais, por meio dos biodigestores. Paralelamente, intensificaremos as ações para aumentar a segurança hídrica no meio rural. São medidas muito importantes para melhorar a qualidade de vida no campo”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.
Melhorias nas estradas rurais
Quem visitar o estande da Semag na Exposul Rural também poderá conferir as ações que a Prefeitura de Cachoeiro tem feito para melhorar as condições das estradas rurais do município. O destaque é o revestimento das vias com Revsol, material resultante da produção de aço que é doado ao município, a partir de parceria com o governo estadual.
“Em pouco mais de um ano, atendemos 18 vias em diferentes localidades, totalizando mais de 14 km de estradas revestidos com Revsol. E seguiremos avançando com as ações para melhorar as condições de mobilidade no meio rural, beneficiando famílias, produtores rurais e atividades econômicas no interior”, frisa o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda.





![[Denúncia] Procon autua posto de combustíveis por irregularidade em bomba durante fiscalização em Cachoeiro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/fdhdf-350x250.jpg)

![[Corrida de São Pedro] Secretaria de Esportes realiza treinão preparatório em Cachoeiro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Cachoeiro-Corrida-de-Sao-Pedro-350x250.jpg)
![[Parte 3] Porto Grande: fé e arte da simplicidade em harmonia com a natureza](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/sss-350x250.jpg)
![[Alegre] Governador autoriza reforma do Teatro Municipal e modernização de patrimônio cultural](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Image-2026-04-19-at-12.16.17-350x250.jpg)
![[Itapemirim] Prefeitura inicia programa Reforma que Transforma](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/Itapemirim-Reforma-que-Transforma-350x250.jpg)




