Mais tecnologia e inovação no campo. Este é o objetivo principal do Projeto de Lei nº 900/2023, do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que propõe o incentivo e torna parte de uma política de Estado a utilização de meios automatizados de auxílio à agricultura, como sensores, máquinas, drones, sistemas inteligentes e softwares de gestão.
O texto apresentado na última segunda-feira (06) pelo presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo altera o artigo 2º da Lei nº 11.070/2019, que institui a Política Estadual de Incentivo à Agricultura de Precisão, dedicada a sistemas e equipamentos voltados para a aplicação de recursos e insumos de produção.
Para o autor do projeto, existem diversas alternativas ao Governo do Estado para promover a aquisição desses produtos.
“Hoje, é difícil imaginar a produção agrícola sem o auxílio de drones, aplicativos para celulares, sistemas de automação. Tudo isso aumenta a eficiência na lavoura. E o Estado pode incentivar a compra desses recursos tecnológicos por meio de linhas de crédito, subsídios, emendas parlamentares e até dotação,” explica.
Scaramussa complementa que sua proposta tem como meta oferecer ainda mais desenvolvimento e prosperidade aos agricultores.
“Essas tecnologias facilitam o plantio, a colheita, o controle de pragas, aumentando a produtividade nas propriedades. Com isso, estamos estimulando o êxito e a permanência das famílias no campo”, afirma.







![[Eleições 2026] DC terá candidatura única de Wellington Callegari ao Senado](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/ff46e6c3-8116-44fb-add3-841e09f7cc7b-350x250.jpg)
![[Sem ressalvas] TC aprova contas de 2021 dos prefeitos Jauhar e Gedson Paulino, de Guaçuí e Iconha](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Jauhar-350x250.jpg)

![[Muniz Freire] Dia de Campo estimula produção de café conilon no Caparaó](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/9c5e0d36-47e8-4ba1-a81a-ca8b28334f0d-350x250.jpg)




