Relatório econômico Atacado em Perspectiva foi lançado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), em parceria com o Observatório da Indústria da Findes
O setor atacadista distribuidor do Espírito Santo recolheu R$ 1,56 bilhão de ICMS à Receita Estadual entre janeiro e maio de 2023, contribuindo, atualmente, com 22% das receitas totais de ICMS do Estado no período. Com o crescimento, os dados de emprego e arrecadação apontam um início de ano positivo para o nível de atividade do setor no Estado.
Atualmente, existem mais de 3 mil empresas do setor atacadista formalmente instaladas no Espírito Santo, que estão geograficamente distribuídas em quase todo território capixaba. Essas empresas são responsáveis pelo emprego de 40,5 mil trabalhadores formais, o que corresponde a 4,3% de todos os postos de trabalho do Estado.
Entre os meses de janeiro e maio de 2023, o mercado de trabalho formal do setor atacadista do Espírito Santo abriu 2.655 novas vagas de emprego formal: 37% a mais que as 1.939 registradas no mesmo período de 2022.
Juntos, os atacadistas injetam na economia capixaba R$ 1,12 bilhão anualmente (crescimento de 19,1% em relação a 2020), por meio do pagamento de salários, demonstrando o impacto positivo que as atividades do setor exercem na renda do Estado.
“O setor atacadista e distribuidor no Espírito Santo é um dos três maiores do Brasil. Atualmente, o Sincades tem participação em 98% dos municípios do Estado”, afirma Cézar Wagner Pinto, superintendente do Sincades.
Relatório econômico bimestral
Esses dados constam na primeira edição do relatório econômico Atacado em Perspectiva, lançado na última sexta-feira (14), pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), em parceria com o Observatório da Indústria da Findes.
O relatório bimestral apresenta de forma dinâmica e estruturada o cenário macroeconômico mais recente do Espírito Santo e do país, além dos principais acontecimentos setoriais mensais que impactam no desempenho do comércio, com foco no setor atacadista e de distribuição no Estado.
O objetivo é facilitar o acompanhamento da evolução dos indicadores estratégicos do setor e subsidiar a tomada de decisão institucional de forma mais direcionada e eficiente.
São mapeados, no relatório, indicadores secundários que auxiliam a visualização do cenário atual e as perspectivas do setor de comércio atacadista e distribuição, com análise sobre as finanças, o mercado de trabalho e as expectativas.
“É com muito orgulho que entregamos este documento, reafirmando o compromisso de caminhar ao lado dos nossos associados e de todas as empresas do setor de atacado e distribuição, para proporcionar uma visão completa do cenário econômico, orientando as estratégias de atuação e possibilitando cada vez mais desenvolvimento em terras capixabas”, afirma Idalberto Moro, presidente do Sincades.