A expectativa de geração de negócios impulsionados pela Exposul Rural é da ordem de R$ 100 milhões. Essa foi a cifra apontada pelo prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, para as transações comerciais que serão realizadas durante e após o evento do agro que vai acontecer de quinta-feira (4) até domingo (7), no maior município do sul do Espírito Santo.
A afirmação do prefeito foi feita em entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (3), no novo Centro de Eventos de Cachoeiro, localizado no Parque de Exposição do Aeroporto, onde será realizada a Exposul. Ele pontuou também que o novo espaço vai colocar Cachoeiro na rota dos principais eventos capixabas voltados para o turismo de negócios.
Com 500 expositores confirmados, a Exposul também é tratada pelo chefe do Executivo Municipal como uma vitrine para o Espírito Santo e mesmo para o Brasil. “Pode abrir caminho para trazermos para cá, por exemplo, uma edição da feira da Acaps”, disse, referindo-se à “Acaps Tade Show”, evento que reúne todo setor supermercadista capixaba e seus fornecedores.
Para que isso aconteça, Victor pontuou que está conversando com algumas redes de hotéis no intuído de aumentar o estoque de vagas de hospedagem no município. “Temos o desafio de criar, junto com a sociedade, uma agenda de eventos importantes para o ano inteiro. Dessa forma, as empresas do segmento hoteleiro terão mais interesse em investir e realizar negócios aqui”.
Outro ponto abordado, ainda na temática do turismo de negócios, foi a importância da expansão do Aeroporto Municipal Raimundo Andrade para integrar a cadeia logística do sul do Estado. “O aeroporto será a grande alavanca econômica de Cachoeiro. O governador Renato Casagrande está empenhado e vai nos ajudar na obra de ampliação. Paralelo a isso, cabe a nós conversarmos com as companhias aéreas, mostrar nosso potencial, para que passem a realizar voos comerciais aqui, quando a ampliação estiver concluída”.
De acordo com Victor, os eventos realizados em Cachoeiro também ajudam na integração do sul capixaba, assim como acontece com a Exposul. “Sempre tivemos uma boa relação com todos os prefeitos da região, aqui também pode ser uma vitrine para eles mostrarem seus produtos e suas potencialidades. São essas intercessões, por exemplo, que fazem a Exposul ser o que é. Quando mais municípios participarem, mais fortalece toda cadeia produtiva da nossa região”, concluiu.