Governador do Estado, Renato Casagrande, juntamente com outras lideranças, estão no município de Mimoso do Sul (ES), onde ali falou sobre a ajuda que todos estão dando aquele município muito devastado pelas chuvas da madrugada deste sábado (23).
Em depoimento, (vídeo) ele fala sobre as vítimas fatais e outros esforços que estão sendo feitos por helicópteros, para socorres vítimas que ainda estão isoladas.
O temporal que desaguou na madrugada deste sábado (23) causou estragos consideráveis em vários municípios da região sul do Espírito Santo. São muitos os relatos e postagens nas redes sociais de problemas com inundações, principalmente em Alegre, Muniz Freire, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus de Itabapoana, Presidente Kennedy e Mimoso do Sul.
Em alguns municípios a enchurrada arrastou veículos, derrubou barreiras nas estradas e levou muita água para dentro de estabelecimentos comerciais e residências.
Em Cachoeiro de Itapemirim, maior município da região, o rio Itapemirim já havia subido 2,60 metros até às 10h00 desta manhã, com tendência de continuar subindo nas próximas horas. No distrito de Pacotuba, algumas áreas já estão alagadas.
Nos critérios utilizados pela Defesa Civil Municipal, o rio está no Nível 2 de Emergência. Esta classificação caracteriza-se pela ocorrência de chuvas de média intensidade, com risco de ocorrência de potenciais danos e prejuízos.
Considera-se uma chuva de intensidade média quando atinge uma precipitação de 20 a 50 mm/h e/ou elevação do nível do Rio Itapemirim entre 1 a 2 metros acima do normal.
Vídeos de algumas das cidades atingidas
Alerta
O prefeito Victor Coelho usou as redes sociais para pedir à população, especialmente quem mora em área ribeirinha, para que fique em estado de alerta e acione a Defesa Civil em caso de necessidade. Equipes de trabalho da prefeitura estão de plantão para atender os casos emergenciais.
“Choveu muito na região e estamos acompanhando minuto a minuto. O rio ainda pode subir nas próximas horas. Nossa Defesa Civil está trabalhando neste momento em Pacotuba, onde tivemos registros de alguns alagamentos”, disse Victor Coelho.
Seviço:
Defesa Civil de Cachoeiro
Atendimento a ocorrências: Tel 199
(28) 98814-3497 (plantão 24h)
Nível do Rio Itapemirim (acima do leito):
- 05:00h – 1,17m – Subindo
- 06:00h – 1,34m – Subindo
- 07:00h – 1, 64 – Subindo
- 08:00h – 1,90m – Subindo
- 09:00h – 2,30m – Subindo
- 10h00 – 2,60 m – Subindo
Acompanhe a evolução do rio pelo link: https://www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao/