Roupas brancas, famílias reunidas, uma expectativa danada para a passagem de ano em Marataizes. As crianças mais ansiosas que no Natal, afinal um espetáculo de fogos à beira-mar é coisa única, pois só acontece nessa época.
Só não contavam com o fuso horário de Marataizes que foi inaugurado esse ano.
Realmente, foi uma surpresa para o povo lá na beira da praia esperando e nada de fogos. E, pior ainda, nenhuma explicação ou previsão sobre quando começaria 2024. Os mineiros então não entendiam bulufas.
Boatos corriam dizendo que era pra fugir da concorrência com algum pronunciamento de improviso do presidente, falta de pólvora por causa das guerras mais recentes ou da queima de fogos de Copacabana, Avenida Paulista e até Madison Square Garden. Afinal, somos Marataízes, que é um dos endereços da capital secreta do mundo.
Hoje cedo me disseram que, decorridas duas horas, quando não havia mais riscos de nossos fogos serem confundidos com outras cidades, o espetáculo começou.
Bem brasileiro isso, mas o que importa mesmo é que começou verdadeiramente o verão nesse balneário tão querido por nós todos. Que venha 2024, mesmo um pouquinho atrasado….