A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Área Pastoral das Rochas, pertencente à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, tem promovido encontros formativos voltados aos secretários paroquiais, secretários das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e agentes da comunicação.
A iniciativa reúne participantes das paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Itaoca Pedra (Cachoeiro de Itapemirim); Nossa Senhora de Guadalupe, em Vargem Alta; São João Batista, em Jaciguá (Vargem Alta); e Sagrada Família, em Vargem Grande de Soturno (Cachoeiro de Itapemirim), fortalecendo a formação pastoral e a integração entre as comunidades da região.
Os encontros formativos têm como objetivo ampliar os conhecimentos dos agentes de comunicação, além de favorecer a troca de experiências entre aqueles que atuam na missão de comunicar a vida e as ações da Igreja nas comunidades. A proposta também reforça a compreensão de que comunicar é um ato fundamental para a interação humana e social. No contexto eclesial, essa comunicação assume um papel ainda mais significativo, tornando-se um meio essencial para a evangelização e para a promoção de transformações na sociedade.
As formações têm sido organizadas e conduzidas por Néia Gava Rocha, coordenadora da Pascom da Área Pastoral das Rochas. Com o tema “A Importância de Comunicar e Evangelizar”, a formadora destaca que a comunicação é um instrumento indispensável para anunciar o Evangelho e fortalecer a missão da Igreja nas diferentes comunidades e suas respectivas particularidades.
Recentemente, um dos encontros foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Vargem Alta. Já para o mês de abril, estão previstas novas formações nas Paróquias São João Batista, em Jaciguá, e Sagrada Família, em Vargem Grande de Soturno.
As iniciativas formativas evidenciam a importância de preparar agentes que atuam diretamente na comunicação da Igreja. Ao investir na formação contínua de secretários e pasconeiros, a Área Pastoral das Rochas fortalece a qualidade das informações que chegam às comunidades, amplia o alcance da mensagem evangelizadora e contribui para uma comunicação mais consciente, organizada e alinhada à missão pastoral da Igreja.

![[Diocese] Secretários e agentes da comunicação na Área Pastoral das Rochas recebem formação](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/03/ChatGPT-Image-10-de-mar.-de-2026-13_20_23-768x512-1-750x434.jpg)




![[Jerônimo Monteiro] Bebê com 1% de chance de vida supera prognóstico e é batizada em Aparecida](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Image-2026-04-28-at-12.30.13-1-1536x1023-1-350x250.jpg)


![[Vargem Alta] Retiro ROCK reuniu juventude católica em Jaciguá](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/ChatGPT-Image-22-de-abr.-de-2026-13_46_35-768x511-1-350x250.jpg)
![[Estado] Governador entrega comendas da Ordem do Mérito Jerônymo Monteiro a lideranças religiosas](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2026/04/sdgdgsd-350x250.jpg)





